sábado, 5 de abril de 2008

Feridas por lambedura...

Um texto bem interessante sobre lambeduras, ainda sobre o post passado..
Vale a pena dar uma lida.
Bom, hoje nao tem fotinhas.
Bom fim de semana e segunda volto contando as novidades.., lambeijos e afagos..

As Feridas por Lambedura são um sintoma de ansiedade e stress.
Se seu cachorro começar a se lamber sem parar, até se ferir, é que algo está deixando-o ansioso ou estressado.
Uma grande causa de stress e ansiedade nos cães atualmente é tédio. Os cães são seres muito inteligentes e assim como os humanos, precisam de atividade não só física mas intelectual ou mental, se preferirem. Precisam de desafios mentais. E o melhor passatempo mental para o humano e o cão é o trabalho, que o valorize e o dignifique. Além de inseri-lo no contexto social do local onde o cão mora. Qualquer cão, independente de raça ou tamanho ou idade é apto a trabalho. E cabe ao dono adaptar um trabalho ao seu cachorro.
Tomar conta da casa, acompanhar o dono enquanto arruma os quartos, vigiar as crianças, avisar quando chega visitas, trazer o jornal, latir quando chega fax (minha Zoe fazia isso), observar para que nenhum gato entre na propriedade (ou vaca, como no caso aqui do sítio), espantar gente do portão, avisar que o elevador chegou ao andar, fazer companhia enquanto você está cozinhando, tomar conta de você pela casa, etc e etc.. Enfim, tarefas que aparentemente não significam nada, podem significar muito para o cão. Podem ser a diferença entre o ócio e o trabalho digno reconhecido e apreciado. Mas o cão deve ser instruído para tal trabalho para que ele se sinta trabalhando calmamente e sem ansiedade e não se torne um ditador neurótico.
Por isso, mande com gentileza ele guardar a casa antes de você sair. Dê a ordem: tome conta da casa. Ele vai entender. Mande: fique ai enquanto eu cozinho. Venha, vamos para o quarto para arrumar as camas. Ele vai obedecer e vai gostar de estar cumprindo as tarefas que você determinar. Vai haver diálogo, você vai solicitar mais de seu cão e ele vai ficar mais esperto e estimulado intelectualmente. Quanto mais você pedir, mais ele fará. Mais ocupado ele estará, menos tempo de ansiedade tediosa. Mais tempo de relação saudável com o dono. E reconheça o que ele está fazendo. Agrade e fale como ele é bom cachorro quando ele cumprir as tarefas. Diga: muito bem, quando chegar em casa e reparar que ele tomou conta direitinho dela e nenhum malfeitor adentrou seu lar porque seu Yorkshire o afungentou. Levante do sofá e vá ver o porque dele estar latindo e te avisando que tem algo errado e o elogie por ser tão alerta. Uma hora ele aprende quando deve latir mesmo e quando é apenas o vizinho do apartamento do lado. Ele vai apenas seguir suas orientações.
Os cachorros são esponjas de aprender.
Como eu sempre digo, cachorro feliz é cachorro com trabalho, com responsabilidade. E eu também digo, cachorro quer é dono. Cachorro não quer outra coisa. Não quer espaços enormes, não quer luxos, nada. Quer apenas seu dono.
Essa é a outra grande causa de stress e ansiedade das feridas por lambedura: falta do dono.

Nenhum comentário: